Imagem capa - Check-List Ensaio por Juciellen Ribeiro

Check-List Ensaio

Oi! Fiz esse check-list para te ajudar na hora de planejar o ensaio! São dicas bem simples para tornar este momento ainda mais lindo e especial!


ROUPAS

Leve 3 trocas de roupa para todos os envolvidos no ensaio. No caso do mini ensaio, são indicadas até 2 trocas de roupa. Se quiser, leve peças adicionais para que eu possa te ajudar a escolher na hora. Você pode usar o que quiser: calça, shorts, bermuda, saia longa, saia curta, camisa, top, cropped, casaco, cardigã, colete, sandália, tênis, sapatilha, rasteirinha, sapatênis, brincos, colares, anéis e pulseiras. Considere apenas a proposta do ensaio, a imagem que você gostaria de passar e o ambiente onde serão realizadas as fotos. Ambientes internos como a sua casa pedem roupas e calçados mais confortáveis. Ambientes externos, que possuem gramado, areia e afins pedem calçados com saltos planos e mais baixos. Tudo é pensado para que você tenha conforto e vivencie este momento da melhor forma possível! E quanto ao estilo, independe se for casual, social ou esportivo, todos os participantes do ensaio deverão escolher peças que pertençam ao mesmo estilo escolhido.  Exemplo: Gestante de social e o marido com camisa de time não compõe um look harmônico.


CORES

Mas quais cores usar? Abaixo, segue algumas inspirações para te ajudar a escolher o que vestir. Para cada look/troca de roupa é só você escolher uma palheta/cartela de cores e optar por peças que tenham de duas a mais cores dessa palheta/cartela. Não precisa ser o tom exato e cada combinação ainda combina com branco, preto e jeans. Isso funciona tanto para o look de uma pessoa quanto para um grupo. Então você pode ser criativo e usar várias cores quanto pode optar por looks com poucas variações. O que importa é se sentir bem com as peças e cores e estas transmitirem toda a sua personalidade e estilo!





MAQUIAGEM E CABELO

Cada proposta pede um tipo de maquiagem e penteado. Para os ensaios de família, de casais, individuais ou de grupo, pede-se uma produção mais natural, principalmente se o local utilizado para as fotos for externo e fotografado durante o dia. Nada impede que você passe uma sombra nos olhos, coloque cílios, use um batom mais forte, prenda, alise ou cacheie o cabelo. Mas aqui é importante observar novamente a proposta do ensaio e o local, considerando o seu estilo. Outro ponto importante a se observar é a preparação da pele (mesmo nos ensaios com tratamento especial). A aplicação de uma base com boa duração, de corretivo, pó, blush, rímel e batom deixam a produção mais bonita do que com uma pele crua, sem qualquer preparação.


CENÁRIOS E PRODUÇÃO

Um ensaio pode ser realizado em um cenário previamente preparado como também em ambientes onde se aproveite o que já é existente no local. Fique à vontade para levar elementos que incrementem a sua foto, como adereços, toalhas, alimentos, balões, sinalizadores, confetes, bolhas de sabão, objetos que remetam ao nome etc.  Para as gestantes, oriento levar uma peça de roupa do bebê, um sapatinho e, se tiver, algo com o nome da criança. Você pode pedir a minha opinião durante a idealização do ensaio como pode levar esses elementos no dia  para que possamos escolher e utilizar da melhor forma possível. Também é possível levar veículos, animais e elementos de grande apreço dos envolvidos. Mas considere, novamente, o local, se este permite a entrada do seu bichinho, por exemplo. Se é possível utilizar confetes e sinalizadores. Se pode ser consumido o seu alimento. Leve toalhas para se limpar e uma sacola para recolher o lixo.


Também é importante pensar aqui se o objeto escolhido vai ajudar a deixar o ensaio mais bonito ou se vai tirar a atenção do elemento mais importante deste dia: você! Caso não queira levar nada para a produção, utilizaremos os elementos e cenários do local e  focaremos em fotos mais espontâneas, em movimento e emoção.


SMASH THE CAKE/FRUIT

Muitas mães optam por marcar o 1º ano do seu bebê com um ensaio Smash the Cake ou Smash de Fruit, onde a criança 'se esbalda' com um delicioso bolo ou com suas frutinhas favoritas. Nesses casos, alguns cuidados devem ser tomados. O bolo deve ser preparado sem recheio e sem açúcar, com o mínimo de corante possível. Escolha um profissional ou local de confiança. Outra medida interessante é estimular sempre o seu bebê, fazendo-o tocar e explorar os alimentos. Deixe-o se sujar, andar na grama, entrar em contato com diversas texturas. Estimular seus sentidos será um grande diferencial na preparação para o ensaio. Mais uma dica é escolher roupas e calçados confortáveis. Pedrarias em contato com a pele, enfeites de cabelo muito grandes, saias de tule sem forro, sapatos e roupas que tiram a mobilidade da criança podem se tornar uma grande dor de cabeça e devem ser evitados.


E agora a dica mais importante: a família deve estar preparada para imprevistos. Nem todo bebê corresponderá às expectativas dos pais. Alguns vão se recusar a provar o bolo. Outros não apreciarão o gosto, as sensações proporcionadas. Faixas de cabelo serão tiradas a todo momento. E tudo bem! Essas coisas acontecem (pelos mais variados motivos) e vamos gerenciar a situação da melhor forma, analisando a cada momento as reações do bebê! Primeiramente faremos fotos espontâneas e com outros elementos. Encerraremos com o smash. Tudo isso, respeitando o tempo da criança para que ela esteja confortável e disposta até o final.


CHECK-LIST

Nesse Check-List vou recapitular tudo o que falei acima e sugerir coisas que são úteis no ensaio:

- 3 trocas de roupa para o ensaio convencional e até 2 trocas para o mini ensaio (além de calçados e roupas íntimas direcionados a essas peças)

- Cenários e adereços (opcional)

- Água

- Repelente

- Alimentos (caso sinta a necessidade de comer algo ao longo do ensaio)

- Maquiagem (batom e pó para fazer o retoque, também se sentir a necessidade)

- Escova de cabelo/pente

- Fita crepe, fita adesiva, barbante (no caso dos ensaios com produção)

- Toalha (para se secar, se limpar)

- Lixo (para recolher o que for descartado)


COMO VAI SER NO DIA?

Fique tranquilo que darei todo o suporte durante o ensaio. Vou sugerir várias ideias e situações mas você também pode levar referências do que quer com as fotos. Trabalho com uma fotografia mais espontânea que tem como objeto mostrar a essência dos fotografados e promover conexão. É um dia para se sentir à vontade, sorrir, fazer e receber carinho, mandar aquele carão ou apenas se divertir com um momento único, pensado especialmente para você! Será demais! Até o ensaio! Um abraço